Apólogo

Apólogo

"O velho Torquato dá relevo ao que conta à força de imagens engraçadas ou apólogos. Ontem explica o mal de nossa raça: preguiça de pensar.
E restringindo o asserto à classe agrícola:

- Se o governo agarrase um cento de fazendeiros dos mais ilustres e os trancasse nesta sala, com cem machados naquele canto e uma floresta virgem ali adiante; e se naquele quarto pusesse uma mesa com papel, pena e tintas, e lhes dissesse:
"Ou vocês pensam meia hora naquele papel ou botam abaixo aquela mata", daí cinco minutos cento e um machados pipocavam nas perobas!... "

(Monteiro Lobato - Cidades Mortas)

domingo, 10 de abril de 2016

O pagode brasileiro à margem da Esquerda eurocêntrica - Ou: A barreira quase intransponível da organicidade importada.

Ontem eu lí um texto de um camarada falando sobre Pagode, e dizendo que só foi conhecer Caetano Veloso na vida dele, quando assistindo ESTE vídeo (no 1:41)¹.
Dantes nunca tinha ouvido nem falar do homem.

Eu queria discorrer um pouquinho sobre isso, e sobre nossa Esquerda-eurocêntrica ou no máximo Esquerda-latinoamericana (quando latinoamericana significa Venezuela e Cuba).

Eu, que sou do ABC Paulista, e que toda a minha memória de infância está em 3 lugares:

1- Na minha rua sem saída (sinônimo de solidariedade entre os trabalhadores de São Bernardo do Campo - onde tudo se resumia à vida na rua, desde almoços coletivos, vizinhos que cuidavam da gente a noite quando os pais saíam, onde todo mundo era tio/tia, até os dias de semana em que havia revezamento entre os que nos levavam pra escola.) Tudo era realmente muito coletivo.

2- Na rua da minha tia em São Paulo onde eu passava os finais de semana e onde aprendí a ser corintiana vendo o futebol como instrumento de união na vida das pessoas. As pessoas sempre festejando, churrascos, cerveja, criançada, pagode², todo mundo carregando a mudança do fulano, todo mundo correndo atrás de repor a TV do ciclano que a perdeu com a chuva. A solidariedade brasileira em forma de lugar!

3- No interior de Minas, onde fiz os mais sinceros amigos, de novo, na rua, no buteco, nas rodas de samba na casa da minha vó, onde qualquer garfo vira batuque, e qualquer vacilo vira piada (não bullying - piada).

Eu que carrego essa bagagem e que vim pra BH me tornar militante (e também flertar com o Galão pelos motivos ja expostos aí em cima). Eu sei que o pagode está "en mis venas".

E eu acho incrível o camarada nos contar que conheceu Caetano por Alexandre Pires.
Eu acho Caetano um cara único, monstro, competentíssimo, eterno. Eu acho Alexandre Pires a mesma coisa. SIM. Competentíssimo no que faz.

E um segredo, pra mim, está no mesmo patamar o Grupo Pixote à Belchior (me julguem).

Eu acho que o grandessíssimo erro da esquerda regra geral é ser muito desinteressante. Desinteressante porque eurocentrica, desinteressante porque acha que "la revolución" vai se dar em terras tupiniquins ao som de Silvio Rodriguez e Mercedes Sosa.

Chega a ser chata mesmo. Chata porque pega um menino do movimento estudantil e bota ele pra ler apenas Lênin e Marx e nada de Monteiro Lobato.

Chata porque quando pós moderna, problematiza Monteiro Lobato, José de Alencar.

Chata porque nunca discute Macunaíma, mas compara Revolução Urbana carioca com a Parisiense.

Chata e fria quando atribui comandos de Reforma Agrária baseado via de regra à dinâmica da vida alemã.

Mais irritantemente descabida quando interpreta feminismo à lá “Femmen”, um grupo de mulheres brancas americanas e cosmopolitas, que NADA tem a ver com a nossa realidade.

Aqui é terra de Capitu, eu quero problematizar a vida da Tia Anastácia, e nem precisa vir com a frase de Emma Goldman sobre “dançar é minha revolução”.
Aqui nós já dançávamos meus amores, a barriga ta quente nesse tabuleiro desde a escravidão, e o que somos é Capoeira.

Aliás, enquanto as mulheres brancas se organizavam para o dia internacional e a redução de horas de jornada, a nossa tataravó estava em uma senzala, oxalá estivesse numa fábrica de tecidos.

A esquerda brasileira quando não nacionalista, reproduz o que o capitalismo mais faz conosco: Nos afasta de nossos pertencimentos e nos dita o que copiar.

Não por acaso as “roupitchas” de nossos militantes-quadros-iluminados imita a Europa camponesa. Eu quero ver liderança de boné de aba reta ter o mesmo espaço de fala.

Aqui é miscigenação "adoidada"! A diversidade nos faz ímpares.
Aqui não tem gueto estadunidense e nem há porque haver "lacração" em nossas falas ou militância individual. Isso não é nosso.

Aqui é terra de Maria Felipa, mulher sedutora e forte se unir à uma freira (Joana Angélica), e Maria Quitéria vestir a roupa do cunhado pra lutar e decretar independência da Bahia, (aposto que as três griataram por dentro: Vai Baêa minha pooorra), antes dos enfrentamentos.  Aqui é tudo misturado mermo.

Nosso país de Trombas e Formoso, Canudos, Tenentismo, Malês, mas também é resistência via geral do Maracanã, futebol e pagode dos anos 90. E nossa gente é patrimônio cultural por tudo isso!

O mundo inteiro olha pra nós e vê criatividade, e até quem é de reza sabe: Coração do Mundo, Pátria do Evagelho.
Nós somos fodas.

E mais que isso, sempre nos forjamos em coletivos que nos abraçaram. Portanto, enquanto não abraçarem nosso jeito de ser, enquanto a academia e os intelectuais dobram o nariz para nossos costumes e nossa música, não haverá diálogo que se sustente por muito tempo.

É neste ponto que a esquerda se perde, é bem por aí que os movimentos “auxiliam” as ocupações, mas não fazem parte dela. Não há representação, nem pertencimento.

A metodologia dos espaços de discussão nos traz à tona uma esquerda nostálgica, eurocêntrica, maçante e incapaz de se reinventar.

Portanto, deem o play e escutem o melhor dos anos 90. Reparem que no olhar desse negão vencedor eu vejo mais resistência que muito poema bonito de quem trata o negro como zoológico e produz “material de pesquisa”.



E para os intelectuais não se sentirem tão mal, ainda um segundo link³ com algo que pode os apetecer os ouvidos ou que dialogue minimamente com vossos corações mais frios que a armação de seus óculos:



¹- Só pra Contrariar – Final Feliz Aqui!

²- Ufa, podemos falar a palavra "Pagode", já que: "
A Lei Geral da Copa, deu à Fifa direito à tramitação acelerada dos pedidos de registro de marcas no INPI, logo, a FIFA, registrou  no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a marca Pagode para proteger fontes de impressão, como a Times New Roman,  Arial, dentre outras. “Pagode”, é a fonte usada na marca do mundial de 2014. 
Ou seja, até 31 de dezembro de 2014, “Pagode” fazia parte do grupo de palavras, expressões e imagens que não poderiam ser usadas em nenhuma atividade comercial. Como por exemplo, Pagode da Boa do Arlindo Cruz."


³- Tom Zé – Complexo de Épico ou “Todo compositor brasileiro é um complexado” Aqui!

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